Posts Recentes

Materiais básicos de desenho e pintura


        Se você deseja aprender desenhar e pintar, mas tem dúvidas sobre quais são os materiais básicos de desenho e pintura saiba que com poucos itens é possível iniciar seus estudos sem gastar tanto! Materiais de arte custam muito caro e são muito sensíveis. Muitos artistas iniciantes desistem de aprender por considerar que seus investimentos em materiais de arte demandariam muito dinheiro e desconhecem que muitas coisas do nosso dia a dia podem  ser utilizadas como ferramentas e suportes. Veja quais os cuidados necessários e o que comprar.
Materiais básicos de desenho e pintura
Por: Cícera Dias


          O primeiro cuidado que todo artista, seja ele um pintor ou desenhista, deve ter é com os seus materiais. Manusear o papel com cuidado, e guardá-los em pastas com tamanho adequado, guardar os lápis protegendo as pontas para que não se quebrem com facilidade, limpar borrachas, esfuminhos, pincéis, paletas sempre após o uso, evitar ambientes úmidos, não deixar pincéis guardados com as cerdas para baixo ou com resto de tinta e, é claro, fazer uso de materiais adequados para trabalhos de arte é tarefa primordial.  
         Tenha em mente que inicialmente você poderá adquirir materiais simples e de custo baixo. Não compre papéis, lápis, pincéis etc., muito caros. Lembre-se, seus primeiros desenhos e pinturas são estudos e experimentações. Por isso inicialmente, antes de comprar um material observe se ele pode ser substituído. Ao passo que sua maturidade for crescendo bem como sua curiosidade e disponibilidade financeira, invista pouco a pouco em materiais profissionais, mas não se esqueça de estudar e exercitar continuamente. Abaixo comento sobre alguns materiais básicos de desenho e pintura para artistas iniciantes.

Materiais essenciais de desenho 


        O mais valioso instrumento que qualquer artista pode empregar é o lápis. Ele é a extensão de sua mente, é com ele que você, na maioria das vezes, vai fazer o planejamento de suas obras de arte. Existe uma grande variedade de materiais de desenho disponíveis no mercado. O lápis, por sua vez, possui graduação quanto a sua dureza, porém sua tonalidade difere de um fabricante para outro.

       **Nunca se esqueça de manter seus lápis bem apontados. Para isso use estiletes para conseguir pontas longas e finas que lhe possibilitará um bom traçado; as crianças devem utilizar apontador. Estilete/ apontador também compõe os materiais  básicos de desenho.

      Outro material essencial para o desenho é a borracha. Com ela é possível tanto fazer correções como dar efeitos de incidência de luz. O tipo mais comum são as plásticas que possuem uma consistência firme e não marca a superfície do papel. Existem ainda as borrachas maleáveis (limpa-tipos), também conhecidas como "miolo de pão" que são excelentes para trabalhos com carvão ou grafite quando se deseja apagar áreas muito pequenas.
     Existe uma infinidade de modelos e marcas de papéis, e os mais utilizados são os Mi-teintes (canson) e fabriano. Para os esboços você pode utilizar o sulfite que é um papel de custo baixo ou um caderno de desenho escolar, ambos são ideais para estudos rápidos ou exercícios diários. Os papéis possuem diferentes tipos de gramatura, cor, tamanho, composição e textura. Por isso escolha um papel que mais favoreça o seu trabalho de arte, mas para isso é preciso experimentar e exercitar.
     Outro material de desenho que não deve faltar é o esfuminho, porém pode ser facilmente substituído por cotonete. Caso você não saiba o que é um esfuminho, trata-se de um pequeno bastão de papel firmemente enrolado, que possui espessura diferente e serve para esfumaçar o grafite no papel. Ele deve está sempre limpo durante o uso no desenho. Para limpá-lo utilize uma lixa de unha.
      
Materiais essenciais de Pintura

       Se você costuma desenhar na tela antes de pintar, certamente você precisará de um lápis ou carvão, certo? Mas, o que é essencial para iniciar na pintura à óleo ou acrílica? O que comprar para não se gastar tanto no início? Bom, você pode fazer uma variedade de cores e tonalidades usando apenas as cores primárias (azul, amarelo e magenta) mais o branco e preto. É claro que existe uma variedade imensa de cores disponíveis no mercado, mas aos poucos você pode complementar sua paleta.
       O pincel é um dos instrumentos mais básicos. Com ele se misturam as cores e se pinta na tela. Existe uma variedade de pincéis disponíveis no mercado, mas a princípio você precisará de pelo menos 3 ou 4 pincéis.
       A paleta, suporte utilizado para depositar e misturar a tinta antes de aplicá-la na tela pode ser substituída por qualquer suporte de madeira, cerâmica ou vidro. Além disso, você precisará de 1 tela ou madeira, ou papel adequado para pintura. Se não for possível fazer a compra de um cavalete inicialmente, apoie a tela na parede ou sobreponha em seu colo quando estiver sentado (a) apoiando-a em uma mesa.
         Trapos de tecido de algodão, papéis de jornais velhos, papéis absorventes de cozinha podem ser utilizados para a limpeza dos seus instrumentos de arte. Recipientes de vidro de conservas alimentícias que provavelmente seriam descartados, após higienização podem muito bem ser reutilizados para guardar solventes. Enfim, é possível iniciar na pintura com materiais bem básicos sem gastar muito, mas sempre que possível faça um investimento em materiais e instrumentos apropriados para que seus trabalhos pareçam cada vez mais profissionais.

Confira todas as dicas de cuidados com os materiais de desenho e pintura em:

Materiais de Desenho - Cuidados básicos com os materiais de desenho  

Cuidados básicos com os materiais de pintura em tela


CURTA A MINHA PÁGINA => Cícera Dias Artes

SIGA MEU INSTAGRAM => @cicera.dias_artes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Atelier Cícera Dias - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo