Posts Recentes

A Arte do Desenho: a percepção visual

     
       O desenho é uma interpretação da realidade, podendo esta ser  no plano físico ou no plano subjetivo. Segundo Beth Edward em seu livro Desenhando com o Lado Direito do Cérebro, a arte do desenho consiste no desenvolvimento de algumas habilidades básicas de percepção visual que são elas: percepção das bordas, percepção dos espaços, percepção dos relacionamentos (proporção e perspectiva), percepção de luzes e sombras e a percepção do todo ou gestalt. (gestalt - surge com o resultado da aquisição das outras habilidades anteriores a ela)
A arte do desenho: a percepção visual
Por Cícera Dias


     "Para se desenhar bem é preciso ver bem! Para que isso ocorra, é necessário abandonar os símbolos que carregamos desde a infância, pois os nossos olhos coletam informações visuais que são processadas de maneiras diferentes impedindo a percepção de imagens concretas.

     O ato de desenhar é sempre igual. Uma tarefa não é mais difícil que a outra, uma vez que estão envolvidas as mesmas habilidades básicas."


****** (ver livro Desenhando com o lado direito do cérebro - Beth Edward)

     
     Segundo Beth Edward, a arte do desenho está inteiramente relacionada com a capacidade de ver formas tal como ela nos é apresentadas, aprimorando assim nossa percepção visual, ao passo que nosso cérebro se distancia de informações pré-estabelecidas e superficiais referentes ao objeto a ser desenhado. 
     É por essa razão que estudos variados de um mesmo tema se tornam tão importante. E para isso não é preciso desenhos muito elaborados que requeiram muito tempo, basta um simples rascunho, um esboço
     Entre os desenhos mais fundamentais encontra-se o esboço. Ele é a alma do desenho e é necessário para qualquer concepção artística. Um esboço espontâneo leva a um bom desenho. Mas, afinal, você sabe o que é um esboço
   O esboço é o primeiro traçado que dará forma ao desenho; é um contorno ou delineamento suave que posicionará os objetos no espaço do papel. Nem sempre os desenhistas fazem detalhes nos esboços limitando-se assim, a pequenas marcações das formas representadas. O esboço é feito com um traço leve e delicado, e pouco a pouco, a partir dele o desenhista faz as correções necessárias até atingir o resultado final desejado.  Veja a importância dele neste artigo: A importância do sketchbook.

     Outro ponto importante é a composição. Ela possui extrema importância em uma obra de arte e requer cuidados. Uma composição desinteressante pode comprometer todo o trabalho. O objetivo é fazer com que os elementos que compõem a imagem fiquem de tais modos organizados, a fim de transmitir uma sensação agradável no observador. Uma boa composição possui áreas neutras que faz com que o olho descanse para depois retomar a observação. Os elementos que integram a imagem do desenho devem formar uma unidade, ou seja, parecer que foram naturalmente dispostos no ambiente da forma mais natural, estando também muito bem relacionados entre si.
     Lembre-se de quando desenhar, procurar aproveitar bem o espaço do papel ou tela, ou seja, centralizar o que se desenha dentro do espaço. A centralidade, a proporção/perspectiva, as representações das luzes e sombras de maneira coerente e a boa composição compõe o que se chama de fundamentos do desenho. 
     A escolha de materiais adequados e de boa qualidade também poderá interferir no acabamento do seu desenho. Nunca tenha pressa em concluir, e lembre-se também, que os grandes mestres do passado são os referenciais sobre tudo o que conhecemos sobre arte atualmente. O desenho é muito mais uma prática da observação do que um mero exercício da mão. Então observe as obras dos clássicos e exercite muito, que é também tarefa fundamental de todo artista! Aconselho que você complemente seus estudos com a Aula 02: As primeiras dificuldades dos desenhistas, e compreenda o que está atrapalhado a sua aprendizagem.

       Se você gostou ou quer tirar alguma dúvida e quer deixar o seu comentário, comenta logo aqui abaixo que terei o maior prazer em esclarecer!!! Um forte abraço e até breve!!!!!!!
 
CURTA MINHA PÁGINA => Cícera Dias Artes
SIGA MEU INSTAGRAM => @cicera.dias_artes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Atelier Cícera Dias - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo